Tel.: (11) 3104-9160
contato@apepac.org.br
REVISTA AGREGADOS
Edição nº 15


Outras Edições

Dia 05

(Drs. Luiz e Marco Mendonça, Beto, Camilo e Sandra) – Reunião com os advogados que assessoram as entidades com finalidade de verificar as possibilidades e reflexos que adviriam de ações que as entidades possam vir a tomar com referência a Resolução SMA 28/1999. Este trabalho é ato continuo de outras reuniões ocorridas.  Em razão de sua complexidade demandará outras análises e considerações. Após a finalização destes trabalhos as empresas associadas contempladas nessa Resolução serão chamadas a discutir as propostas elaboradas.

Dia 06

(Diretoria, Comissão de R.H., Beto, Camilo, Osni, Sidnei) – Reunião com os componentes da Comissão de R.H. do Sindipedras e representantes de empresas, visando analisar as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, os anseios dos trabalhadores e das empresas associadas, face à data base da categoria.

Dia 08

(Camilo) – Reunião com o diretor de negócios do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação para conhecimento e entendimento dos serviços por eles executados e que de alguma forma poderiam servir de base para planejamento das empresas associadas. Rol de serviços será ofertado e num futuro próximo posicionaremos as empresas sobre estes itens para que nos auxiliem a definir quais serão trabalhados inicialmente pelas entidades.

aconteceu-na-semana-05-09-a-09-09-2016-1

 

DETALHAMENTO DOS ITENS

LASTRO DE FERROVIA – A norma sobre a utilização escoria como lastro de ferrovia depende de estudos contratados pela VALE junto a Universidade Federal de Ouro Preto. Como existem dificuldades técnicas para unificar os diversos tipos de escórias, o trabalho está interrompido provisoriamente.

LIMITE DE PESO – Na reunião com a ANTT foi apresentada proposta para flexibilização da “Lei da Balança”. Nosso pleito foi propor que o limite seria a “capacidade técnica do caminhão”. Retomada das reuniões com novas associações sendo integradas ao Grupo Intersindical.

ESCAVAÇÃO MECÂNICA – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.

DESMONTE HIDRAULICO – O projeto desta DD está dependendo da diretoria da CETESB. Está em consulta pública.

EXPLOSIVOS – A reunião conduzida pelo SFPC em Brasília, determinou que fossem formados GT´s para apresentar alternativas a Portaria Colog nº 3, bem como outros itens que prejudicam o setor.

CONHECIMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE – A entidade tenta obter autorização para emissão única quando se tratar de mesmo destinatário (mensal e não diária).

CRÉDITO DE ICMS/PIS/COFINS – Levantamento de itens / ferramentas / materiais que se esgotam / são imprescindíveis no processo produtivo.

NR 22 – O SINDIPEDRAS participa com outras entidades tais como a CNI, IBRAM, etc. da revisão da NR 22 que trata da Segurança e Saúde ocupacional na Mineração.

RAA – REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADOS – A norma da ABNT sobre reação álcali-agregados será revisada. Participamos de Grupo conduzido pelo IBRACON visando propor sugestões para a referida norma.

LICENCIAMENTO DE VEÍCULO OFF-ROAD – Correspondência encaminhada solicitando a não obrigatoriedade de licenciamento para veículos off-road. Resposta recebida foi superficial e a entidade entrará com novas argumentações, tão logo termine com o embasamento de seu pleito.

PADRONIZAÇÃO EM t (TONELADAS) – Este pleito junto ao INMETRO (RJ) solicita a padronização de saída de agregados tanto para a brita quanto para a areia do produtor (embarcador) na unidade de medida “peso”.

PROCESSOS DNPM – Foi encaminhado oficio ao DNPM/SP citando vários processos que aguardam solução / andamento. Alguns já resolvidos outros ainda pendentes.

CELERIDADE NAS L.O.’s. – Encaminhado oficio a CETESB solicitando maior celeridade e observância ao Decreto Estadual nº 47.400/2002, sobre a liberação das Licenças de Operação.