Tel.: (11) 3104-9160
contato@apepac.org.br
REVISTA AGREGADOS
Edição nº 16


Outras Edições

O MOVIMENTO

É fato que a economia de São Paulo tem em nossas rodovias o principal agente promotor de seu progresso. Esse é o principal modal logístico para escoamento de toda produção do nosso Estado, razão pela qual precisa estar em adequadas condições para o tráfego seguro dos caminhões e das cargas transportadas. Para tanto, além de um traçado adequado e pavimento bem feito, a sua durabilidade e conservação depende diretamente das condições de seu uso. Assim, a sobrecarga, reconhecidamente problema que reduz sua durabilidade, deve ser combatida.

A carga adequada é aquela estabelecida nas normas, mas a responsabilidade prática de observação desse limite é um processo que envolve responsabilidades do embarcador, transportador e recebedor no destino final. É preciso então que a lei que disciplina o limite legal de peso seja respeitada em todas essas etapas, da origem ao destino.

Consciente desta responsabilidade e incentivador das boas práticas por parte de seus associados, o SINDIPEDRAS lança na cadeia produtiva em que o setor produtor de pedra britada está inserido, a cadeia da construção, o “Movimento Responsabilidade de Peso”, convocando produtores, transportadores e consumidores de brita para uma ação conjunta de responsabilidade social, estimulando-os ao compromisso de todos para garantir estradas mais seguras e amplo respeito a todos os usuários das rodovias paulistas.

REPRESENTATIVIDADE E CONQUISTAS

É importante destacar que ao longo de sua trajetória como entidade do setor, o SINDIPEDRAS construiu um histórico de atuação que tem garantido inúmeros feitos relacionados às boas práticas nas atividades de produção e comercialização de brita. São inúmeras as iniciativas que trouxeram aperfeiçoamentos e melhorias para o setor, estando dentre elas, nas duas últimas décadas as seguintes:

UMA RESPONSABILIDADE CONJUNTA

Para que tenhamos segurança nas estradas é imprescindível o compromisso de cada parte envolvida com transporte de cargas:

Produtores:
Empresários do setor de produção de brita do Estado de São Paulo já estão alinhados para um ainda mais rigoroso controle de peso em suas expedições, empregando equipamentos de precisão e equipes treinadas no embarque de seus produtos. Para sinalizar esse compromisso, selos de “certificação de peso” serão adesivados nas notas fiscais em cada embarque.

Clientes:
Aos clientes de brita cabe a atenta observação durante a contratação da empresa que fará o atendimento ou intermediação de seus pedidos. É possível que esteja havendo negligência sobre o limite legal de peso sempre que o preço do transporte estiver muito abaixo do convencional de mercado. É válido lembrar que os excessos de carga também podem estar relacionados à sonegação fiscal. Fique atento!

Transportadores:
Para sustentar essa conduta ética, transportadores autônomos e empresas de logística precisam se comprometer a não acrescentar cargas de outras origens durante o trajeto, de maneira a não exceder o peso máximo da carga prevista em lei. Manter a manutenção e características adequadas dos veículos também é de extrema importância para a segurança no transporte.

Governos/ÓRGÃOS PÚBLICOS:
A fiscalização do peso dos veículos é a mais importante contribuição esperada pelos produtores/embarcadores dos órgãos competentes, uma vez que o procedimento garante a segurança, durabilidade de pavimento e impede a concorrência desleal.

MATERIAIS E SUPORTE

Para incentivar a adesão ao “Movimento Responsabilidade de Peso”, o SINDIPEDRAS preparou vários materiais informativos e para sinalização, dentre eles folders, adesivos, cartilha, placa e outros informativos. Faça o download de cada um e ajude-nos a multiplicar esta causa!

NOTÍCIAS

Movimento Responsabilidade de Peso

O Sindipedras, Sindiareia, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção (Apepac) lançaram o Movimento Responsabilidade de Peso. Clique aqui e leia a notícia completa…

DECONCIC e FPIC apresentam programa

A Frente Parlamentar da Indústria da Construção – FPIC, o Departamento da Indústria da Construção e Mineração – Deconcic / Fiesp e representantes de entidades do setor, reuniram-se no dia 19 de março com o Superintendente… Clique aqui e leia a notícia completa…

Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo – SINDIPEDRAS
Rua Santo Amaro, 71 – 18º andar | CEP 01315-001 | São Paulo – SP
Telefones: (11) 3104-9160 / 3104-9169 / 3104-1062 | Fax: (11) 3104-9160 / 3104-9169 / 3104-1062 | Email: sindipedras@sindipedras.org.br
SINDIPEDRAS 2015 – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por www.jotac.com.br